Corinthians busca virada no fim e vence o Instituto Viva Vida na LDB

admin
22 Jun, 2026
Corinthians busca virada no fim e vence o Instituto Viva Vida na LDB Na tarde desta segunda-feira, o Corinthians superou o Instituto Viva Vida, do Espírito Santo, por 83 a 82, pela segunda rodada da edição de 2026 da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB). Com a vitória no Ginásio Felipe Karam, em Rio Claro, no interior de São Paulo, o Timãozinho Sub-22 manteve os 100% de aproveitamento na principal competição de base do país. Para conquistar o triunfo, o clube do Parque São Jorge precisou buscar uma reação. Depois de sair atrás no primeiro quarto por 24 a 15, o elenco comandado por Wesley Aguiar conseguiu reduzir a diferença para cinco pontos antes do intervalo. Na volta dos vestiários, o duelo seguiu equilibrado, mas, no último período, após a equipe capixaba abrir oito pontos de vantagem explorando principalmente os arremessos de três pontos, o Corinthians reagiu. Matheus Jamelão assumiu o protagonismo nos minutos finais e converteu lances livres decisivos para garantir a virada alvinegra. Além da boa atuação coletiva no ataque, os principais destaques individuais foram o pivô Lukinhas, que novamente registrou um duplo-duplo com 18 pontos, 12 rebotes e quatro assistências, e o armador Jamelão, que terminou a partida com 15 pontos, cinco assistências e três rebotes. O Timão chegou à sua segunda vitória na competição, após ter derrotado o Cruzeiro por 84 a 69 na estreia, e manteve a liderança do grupo. Na edição de 2026 da LDB, os 24 participantes foram divididos em dois grupos de 12 equipes. Cada grupo, por sua vez, foi separado em dois subgrupos de seis times. Na primeira fase, as equipes enfrentam apenas os adversários do subgrupo oposto dentro da própria chave. Já na segunda etapa, os confrontos passam a ocorrer entre os clubes do mesmo subgrupo. Além de Cruzeiro e Instituto Viva Vida, a chave do Corinthians na etapa inicial, sediada em Rio Claro, conta com Minas, Basquete Cearense, Brasília e Caxias do Sul. Os jogos desta fase serão disputados entre os dias 21 e 27 de junho. Na sequência, a competição terá novas sedes entre julho e agosto, com o Timão, Cruzeiro, Paulistano e Flamengo recebendo partidas da segunda fase. Ao término das duas etapas, os quatro melhores colocados de cada grupo avançam para a Série Ouro, fase que definirá o campeão nacional e será disputada entre os dias 14 e 19 de setembro. Já as equipes que terminarem entre a quinta e a oitava colocação de cada chave se classificam para a Série Prata, programada para ocorrer entre 12 e 17 de setembro. As sedes das fases decisivas ainda serão definidas pela organização. O Corinthians retorna às quadras nesta terça-feira, às 13h30, para enfrentar o Minas, novamente no Ginásio Felipe Karam, em Rio Claro.